APRESENTAÇÃO

O III Seminário de Desenvolvimento Socioespecial e Regional e o II Encontro do LIDA terá como tema: crise nacional, desenvolvimento socioeconômico e a disputa pelo espaço no Maranhão atual. É um diálogo entre a academia e as forças sociais, políticas e econômicas do Estado em torno de planos e programas de desenvolvimento socioespacial. O evento tem como objetivo estimular o debate e a produção de conhecimento científico no campo das ciências sociais e áreas afins, como forma de trazer o entendimento e a compreensão da realidade que se desenrola no campo das disputas políticas, econômicas e sociais, no aspecto do Maranhão atual, sobre as principais questões enfrentadas a nível local, regional e global.

Este evento que já conta com sua terceira edição (Seminário) e segundo Encontro, é fruto  da necessidade de socializar os trabalhos acadêmicos realizados em nível de graduação e, sobretudo, das produções efetivadas em nível de mestrado pelos integrantes e egressos do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sócioespacial e Regional da UEMA e das pesquisas e atividades de extensão  realizadas pelos integrantes do LIDA, que ao longo de mais de cinco anos têm se debruçado sobre as questões da territorialidade dos povos e comunidade tradicionais, do campesinato e da questão agrária no Maranhão e dos demais conflitos que envolvem identidades divergentes de um padrão hegemônico de desenvolvimento.

Como parte da dinâmica do III Seminário de Desenvolvimento Socioespecial e Regional , o Grupo de Estudo de Desenvolvimento Política e Trabalho (GEDEPET) coordenado pela professora  Dra. Zulene  Muniz Barbosa, promoverá a palestra Questões atuais para alguns clássicos do pensamento social brasileiro a ser proferida pelo Prof. Dr.  Lucio Flavio de Almeida  (PUCSP)  como forma de instigar o debate acerca do tema proposto e suas implicações regionais e locais.

Pretende-se, com a realização do evento, fomentar uma rica discussão sobre as lutas sociais, em suas diversas modalidades organizativas e manifestações territoriais, através das palestras, mesas redondas e grupos de trabalhos nos três dias de encontro. A participação de pesquisadores(as), na modalidade de palestrantes, vinculadas  a grandes centros acadêmicos buscará enriquecer o debate sobre a temática em pauta, além de possibilitar uma maior aproximação entre universidade e comunidades, qualificando assim a produção acadêmica do Estado e oportunizando a socialização desta com um público mais amplo.